
Dicas e Curiosidades sobre Rio de Janeiro
A região realmente está segura? Essa preocupação é constante, afinal, o Rio de Janeiro tem graves problemas de segurança. Como qualquer cidade grande temos que ter algumas precauções ao com pertences de valor muito mas podemos afirmar que a região é segura.
Por onde começar o passeio? Dependerá do seu interesse, mas basicamente você precisará escolher entre o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR) pra começar. A distância de um para o outro é de apenas 5 minutos de caminhada.
-
Um dos destaques do Porto Maravilha são os painéis de grafite, que tornaram a região consideravelmente mais interessante. O Mural Etnias, do Eduardo Kobra é o mais famoso e bonito (e o maior do mundo!), porém há grafites bem interessantes de outros artistas, então vale a caminhada para apreciar e fotografar.
-
A maioria das escolas de samba do Rio ficam nas favelas;
-
A estátua do Cristo Redentor foi eleita uma das novas maravilhas do mundo;
-
O Carnaval do Rio também é o maior do mundo;
-
Todo Carnaval, a cidade é comandada pelo mítico Rei Momo;
-
Há mais de 100 ilhas na Baía da Guanabara;
-
O Rio tem a maior floresta urbana do mundo;
-
“Carioca” significa “casa do homem branco”;
-
Rio já foi a única capital europeia fora da Europa;
-
O maior jogo de futebol do mundo aconteceu aqui;
-
Existem 4 favelas para cada bairro residencial, segundo dados do Censo 2010, existem 160 bairros urbanizados e 763 favelas, nas quais vivem mais de 1 milhão e 300 mil pessoas, quase um quarto da população municipal;
-
Idioma: Português, Moeda: Real e Voltagem: 110V e 220V.
-
AquaRio, o novíssimo aquário da Cidade Maravilhosa.
-
Praias no Rio de Janeiro: Na Zona Sul ficam as praias mais procuradas do Rio de Janeiro: Leblon, Ipanema e Copacabana. São praias que podem ser interessantes para diferentes atividades, desde um mergulho no mar até mesmo para caminhar ou pedalar pela orla aproveitando o barulho das ondas.
-
Cristo Redentor: Literalmente de braços abertos, o Cristo Redentor, no morro do Corcovado, recebe diariamente milhares de turistas de diversos lugares do mundo. É necessário subir 700 metros do nível do mar para, enfim, chegar ao pico onde está a estátua que é cartão postal da cidade. O Cristo Redentor fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e existem duas maneiras de chegar.
-
Pão de açúcar: O Bondinho do Pão de Açúcar foi inaugurado em 1912 e é o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro no mundo. Ele liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar. Mais de 40 milhões de pessoas já utilizaram os bondinhos.
-
Escadaria Selarón: A Escadaria Selarón fica no Rio de Janeiro, entre os bairros de Santa Teresa e Lapa. É uma obra arquitetônica decorada pelo artista chileno Jorge Selarón, que a declarou uma homenagem ao povo brasileiro.
-
Lapa e os melhores bares do Rio: A Lapa é um bairro do Rio de Janeiro conhecido por ser boêmio e vibrante, com diversos bares tradicionais, casas noturnas com música ao vivo, salões de dança e rodas de samba ao ar livre abaixo dos Arcos da Lapa, um aqueduto em estilo romano que você deve aproveitar para fotografar.
-
Visitar o Estádio do Maracanã: Cenário de grandes clássicos do futebol mundial, o Maracanã já recebeu tantos momentos históricos que virou ponto turístico. Entre eles, o milésimo gol de Pelé em 1969, que aconteceu no templo do futebol brasileiro.
-
Curtir um show no Circo Voador: O Circo Voador, no Rio de Janeiro, por muito tempo foi um dos principais pontos da noite carioca na Lapa. Sua infraestrutura permite receber cerca de 2.500 pessoas e serve de palco para diversas expressões musicais.
-
Carnaval no Rio de Janeiro: Carros alegóricos, fantasias extravagantes e sambistas com suas escolas de samba… o nosso animado Carnaval, considerado o melhor do mundo! A festa é realizada durante cinco dias consecutivos no mês de fevereiro na cidade do Rio de Janeiro. São diversos tipos de manifestações culturais juntas, como desfile de escolas de samba, bailes de máscaras, blocos de rua, e muito mais.











